O Hospital Getúlio Vargas (HGV), localizado na cidade pernambucana de Cordeiro, funciona com novas tecnologias no bloco cirúrgico do setor de urologia. Agora, a unidade dispõe de três novos equipamentos e possui outros dois no sistema de comodato. Os procedimentos nos pacientes passam a ser menos agressivos, ganham mais precisão no resultado e diminuem o tempo de internamento e recuperação.
A grande novidade é o aparelho a laser para tratamento de cálculo renal – único da rede pública no Nordeste a oferecer o serviço. A máquina quebra o cálculo, conhecido como pedra, em qualquer região do aparelho urinário.
Fazem parte das novas aquisições do HGV: microscópio para reversão de vasectomia, único no sistema público em Pernambuco; aparelho de urodinâmica, que possibilita exames para avaliação de incontinência urinária e doenças na bexiga; e aparelho de vídeo para cirurgia percutânea, que faz pulsão do cálculo renal.
terça-feira, 17 de agosto de 2010
sábado, 24 de julho de 2010
Pedra na Bexiga e tumores
Uma pedra na bexiga poderia causar um bloqueio repentino com retenção de urina ou sintomas graves e intermitentes. Contudo, uma pedra pode, ela própria, ser uma complicação da HBP.
Muito raramente, um tumor da bexiga pode crescer em direção à próstata, mas, de modo geral, isto sempre está associado a outros sintomas como, por exemplo, sangramento.
Muito raramente, um tumor da bexiga pode crescer em direção à próstata, mas, de modo geral, isto sempre está associado a outros sintomas como, por exemplo, sangramento.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Pedra na Bexiga pode ser problema na próstata
A existência de pedras na bexiga, pode ocorrer por aumento da próstata, obstruindo parcialmente a saída de urina. Isto condiciona uma agregação de cristais e outros resíduos, que com o passar do tempo se transformam em cálculo. Uma outra causa seria condicionada pela impossibilidade do paciente eliminar uma pedra que teria descido dos rins.
Assinar:
Postagens (Atom)